O trânsito de Patos de Minas é um tema que tem sido motivo de preocupação das autoridades e usuários das vias, devido à grande quantidade de acidentes. Com o foco na redução da velocidade, foi lançada a Semana Nacional do Trânsito, na manhã desta quarta-feira (17). A Prefeitura de Patos de Minas coordena a campanha de conscientização e é apoiada por diversos órgãos de segurança pública. Dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais revelam que, até o mês de agosto deste ano, 12 pessoas morreram no trânsito de Patos de Minas.

O tema deste ano é: “Desacelere, seu bem maior é a vida! ”. Segundo Ocimar de Lima, secretário municipal de trânsito, transporte e mobilidade, o objeto é despertar os usuários sobre a importância de trafegar nas velocidades corretas das vias. Até o dia 25 de setembro, a Prefeitura e os órgãos envolvidos, como: Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e o DER-MG, farão blitz educativas, palestras e outras ações preventivas.


O secretário destacou que um dos principais focos da pasta é realizar campanhas educativas, não apenas durante a Semana Nacional do Trânsito, mas em todo o ano. As divulgações trazem frases de efeitos, como: “No trânsito ou a gente muda, ou vira estatística” e “Estatística não tem nome, mas a vítima tem! ”

O trânsito tem chamada a atenção das autoridades, devido aos acidentes que ocorrem diariamente. Dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais apontam que até agosto deste ano foram registrados 1.894 acidentes, sendo a Major Gote a rua com mais incidência. No mesmo período do ano passado, foram registrados 1.967, ou seja, até o momento os registros caíram neste ano. Os dados de setembro serão revelados após o final do mês.

Um dado preocupante apontado pelo observatório é que 12 pessoas perderam a vida no trânsito de Patos de Minas, até o mês de agosto deste ano. Esse quantitativo é o mesmo apresentado no mesmo período do ano passado.