Ao longo desta semana (15 a 18 de julho), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Totó Veloso está entregando mais de 300 equipamentos de mobilidade adaptados, sendo 164 cadeiras de rodas - 58 delas motorizadas - e 155 cadeiras de banho. A ação contempla pacientes locais e de 20 municípios pactuados com Patos de Minas, incluindo as microrregiões de São Gotardo e João Pinheiro, por meio de programa do Ministério da Saúde vinculado à Tabela SIGTAP.


Essa é a segunda entrega do ano promovida pelo CER Totó Veloso. Em janeiro, já haviam sido distribuídas 55 cadeiras motorizadas, 60 no modelo padrão, 22 para tetraplégicos e três no modelo monobloco. Já em 2024, foram 188 cadeiras, das quais 113 eram adaptadas, 35 motorizadas e 75 para banho.


Coordenadora do CER Totó Veloso, Cirlene Kelly Bomtempo de Borba explica que o centro atua em todo o processo: desde a triagem, avaliação, prescrição e medidas até a dispensação das cadeiras. “Recebemos aqui pacientes de todas as cidades atendidas por Patos, para que possamos avaliar individualmente suas necessidades e garantir o equipamento que vai realmente fazer diferença na vida de cada um, trazendo mais autonomia, mobilidade e qualidade de vida.”


Todos os equipamentos são adaptados conforme a realidade física, clínica e social dos pacientes. As cadeiras de rodas, por exemplo, incluem modelos para tetraplégicos com ajustes posturais importantes para a prevenção de deformidades, escoliose e outras complicações. Os modelos motorizados, por sua vez, seguem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como condições físicas e cognitivas do paciente e avaliação do ambiente domiciliar. “Elas proporcionam independência para pessoas que perderam a marcha e não conseguem impulsionar manualmente a cadeira, sendo fundamentais para o convívio social e locomoção em distâncias maiores”, explica a fisioterapeuta do CER Pamela Stelle.


As cadeiras de banho também são prescritas conforme a necessidade funcional do paciente. Atualmente o CER trabalha com quatro modelos, incluindo assento sanitário, assento higiênico e cadeira reclinável. “Cada prescrição é feita de forma personalizada, levando em conta as limitações, o contexto familiar e até a rotina de higiene do paciente. Nosso objetivo é proporcionar conforto, segurança e diminuir a sobrecarga dos cuidadores”, complementa a profissional.


Para ter acesso a uma cadeira de rodas ou a outros meios auxiliares de locomoção, o paciente deve procurar primeiramente a unidade de Saúde da Família de referência. O pedido pode ser feito por médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional da rede pública. Após autorização da Secretaria Municipal de Saúde, o caso é encaminhado ao CER Totó Veloso, que realiza as avaliações técnicas e inclui o paciente na fila de espera para participação nos mutirões de medição, realizados de uma a duas vezes ao ano.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas