A Polícia Militar de Patos de Minas prendeu um casal na noite desta terça-feira (23) por tráfico de drogas.  Na casa deles, no bairro Residencial Quebec, os militares encontraram caderno de anotações referentes ao comércio de entorpecentes e, o que chamou mais a atenção, coletes balísticos.

A ação da Policia Militar começou com a denúncia de um morador que, por medo, preferiu não se identificar. Ele informou que um suspeito, de 20 anos, residente no bairro Jardim Quebec, estaria armazenando armas de fogo e um colete balístico, com a intenção de atentar contra desafetos de outros bairros. Além disso, o suspeito estaria traficando drogas no local. Segundo a Polícia Militar, o alvo da denúncia já é conhecido no meio policial por envolvimento em diversos crimes, incluindo homicídios e porte ilegal de arma.

Diante da gravidade da denúncia, os militares iniciaram o monitoramento da residência do alvo. Durante a vigilância, foram observados contatos rápidos de suspeitos, conduta típica de tráfico de drogas. Posteriormente, um veículo GM Corsa parou em frente à residência. O condutor fez breve contato no portão, guardou algo no bolso e saiu rapidamente.

A equipe abordou o veículo alguns quarteirões adiante. O condutor e o passageiro, menor de idade, foram identificados. Durante a busca, foi localizada uma porção de maconha com o condutor. Ele recebeu voz de prisão por corrupção de menores, considerando a exposição do adolescente ao crime. A mãe do menor compareceu ao local, esclarecendo que o condutor havia saído com o adolescente sem autorização.

O condutor, que também era inabilitado para dirigir, foi autuado administrativamente. Questionado sobre a origem da droga, inicialmente recusou-se a responder, mas, ao ser perguntado se havia adquirido a substância na casa do suspeito, sinalizou positivamente com a cabeça.

Em continuidade à ação, os militares deslocaram-se até a residência do alvo da denúncia. No local, foi visualizado um pé de maconha plantado próximo ao portão. Durante o contato, o suspeito reagiu violentamente, tentando expulsar os militares, sendo contido mediante técnicas de imobilização. Sua esposa, de 28 anos, correu para o interior da residência, ficando fora de vista por cerca de um minuto. Ela também resistiu à abordagem, desacatou os policiais e precisou ser contida com uso moderado da força.

Durante o tumulto, o cão da família, da raça pitbull, avançou contra os policiais, sendo necessário o uso de spray de pimenta para contê-lo. Foram localizadas porções de maconha, sementes, materiais para embalagem, facas com resíduos, uma colher com traços de cocaína, um pote com restos de crack, cadernetas com anotações do tráfico e uma máquina de cartão.

Além disso, foram encontrados dois coletes balísticos: um com capa camuflada, semelhante ao da Polícia Penal, e outro de cor preta. O autor não quis informar a origem dos materiais. O GPCães foi acionado, mas nenhuma nova substância ilícita foi localizada. Os celulares dos autores foram apreendidos por conterem possíveis provas.

Devido à resistência, os autores sofreram pequenas lesões e foram encaminhados para atendimento médico, assim como o condutor do GM Corsa, que alegou problemas respiratórios, mas nada foi constatado. Após avaliação médica, os três foram conduzidos à delegacia, juntamente com o material apreendido.