O vício em drogas tem sido um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade atual. Além de ser contra a lei, causa transtornos à saúde e sociais. Na madrugada desta quinta-feira, dois homens foram presos em flagrante após serem surpreendidos compartilhando crack em uma via pública no centro de Patos de Minas. O caso foi registrado pela Polícia Militar como "oferecimento eventual de drogas" e "posse para consumo pessoal".
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 2h30, câmeras do sistema de videomonitoramento "Olho Vivo" captaram um homem de 50 anos entregando um pequeno objeto a outro indivíduo envolto em uma coberta de 34 anos. Não houve troca de dinheiro, caracterizando compartilhamento sem fins lucrativos.
Ao serem abordados na Rua Farnese Maciel, o mais velho tentou destruir evidências. Ele engoliu uma pedra de crack e jogou uma sacolinha no chão. Já o de 34 anos foi encontrado com uma pedra da mesma substância em seu bolso.
Em depoimento, o mais novo disse que é morador de rua, confirmou ser usuário de crack e que a droga era para consumo próprio, mas negou tê-la recebido do mais velho. Este, por sua vez, admitiu o uso pessoal da substância e alegou ter engolido "outra pedra" durante a ação policial, rejeitando a acusação de repasse.
Ambos foram presos, sendo o mais velho pelo oferecimento eventual de drogas para consumo conjunto e o outro por posse de drogas para uso pessoal. As imagens das câmeras comprovaram o compartilhamento da droga. Os dois foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, e as pedras de crack apreendidas foram registradas como material de prova.
O caso reforça a aplicação do artigo 33 da Lei de Drogas, que tipifica como crime "oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem" – conduta que pode levar a penas de advertência a medidas educativas.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]