Uma empresa terceirizada da Prefeitura Municipal iniciou, na manhã desta quarta-feira (16), a instalação de radares na Avenida JK, no trecho em que ocorreram diversos acidentes fatais. Na última sexta-feira (11), um motociclista de 30 anos morreu no local. O Patos Hoje entrou em contato com a Administração Municipal questionando sobre a conclusão e qual será o limite de velocidade.

Os funcionários da empresa iniciaram a instalação no sentido para quem vai ao Centro da cidade. Neste lado da via, o radar ficará posicionado metros antes do hotel. Os profissionais já cavaram os buracos, onde os postes serão instalados. Na sequência eles farão o mesmo processo do outro lado da via, no sentido a BR365. Deste lado, o radar será posicionado nas proximidades do DNIT, metros antes da curva onde o motociclista morreu.

O Patos Hoje apurou que esse processo não é demorado e deve ser concluído ainda está semana. Na sequência, caberá a prefeitura seguir os trâmites para que os radares comecem a funcionar.

Outro radar está sendo instalado na Avenida Marabá no sentido a parte alta da cidade, metros antes da rotatória que dá acesso ao bairro Alto Colina. Os postes já foram posicionados no local.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal informou que o limite de velocidade dos radares da Avenida JK, será de 50km/h, enquanto que o da Avenida Marabá será de 60 km/h. Confira:

“A Prefeitura Municipal de Patos de Minas informa que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade emitiu, no dia 1 de julho, ordem de serviço para instalação de novos radares na Avenida Marabá e Avenida JK, com base nos estudos técnicos realizados recentemente.

O processo segue critérios técnicos rigorosos, que envolvem identificação de pontos críticos e análise da melhor solução de segurança para cada local. Quando definido que o radar é a medida mais eficaz, faz-se o acionamento da empresa contratada (atualmente a GCT, de Belo Horizonte).

Serão instalados três novos radares:

- dois na Avenida J.K., sendo um próximo à Rua Dr. Marcolino e outro próximo à Rua Major Gote, ambos com limite de velocidade de 50 km/h;

- um na Avenida Marabá, nas proximidades do Supermercado BH, com limite de 60 km/h.

Os equipamentos entrarão em funcionamento após aferição e homologação pelo Inmetro, garantindo sua calibração e conformidade. Vale lembrar que é instalada sinalização informando a fiscalização eletrônica. Além disso, é relevante ressaltar que a direção defensiva por parte dos condutores e o respeito à sinalização são condutas essenciais para um trânsito mais seguro”.